Imagem capa - Qual roupa devo vestir no meu ensaio fotográfico? por Diego Cunha
DicasEnsaios

Qual roupa devo vestir no meu ensaio fotográfico?

Essa é uma das perguntas beeeem recorrentes no nosso mundo da fotografia... 


“Tem que ir de branco?”
“Pode usar roupa colorida?”
“Pode ser roupa curta?”

Com esse post, quero diminuir suas dúvidas e dar algumas dicas importantes sobre qual roupa você deve usar no seu ensaio fotográfico. Tudo que eu escrevi aqui é o que eu falo em minhas reuniões, então eu posso garantir que as dicas funcionam... Bora lá!!?

Mente quem disser que nunca teve dúvidas em relação a esse assunto (até eu tive quando fui fazer o meu ensaio pré-wedding kkkk). Se você buscar no Google por ‘ensaio pré-casamento’, vai ver que a graaaande maioria das imagens de inspirações que aparecem, mostram noivos vestidos com roupas brancas (total ou parcialmente). Deve ser por isso que tanta gente pensa ser uma regra se vestir de branco pra o ensaio... Mas não é não!!!

Quando eu converso com os casais, sempre rola uma das perguntas que eu coloquei alí em cima, e é aí onde eu começo com minhas explicações sobre o assunto... Aqui em baixo, eu vou responder algumas perguntinhas com dicas básicas pra você... Saca ai!!


QUAL ROUPA DEVO USAR NO MEU ENSAIO?

A primeira coisa que sempre digo: você deve vestir uma roupa com a qual se sinta bonita(o) e à vontade. Às vezes, as melhores peças já estão no seu guarda-roupas, nem precisa comprar nada! Você deve pensar que o ensaio ficará registrado pra sempre, então escolha vestir algo que vai te deixar feliz, tanto no dia do ensaio, como em todos os dias em que você vai olhar pra suas fotos.


EU TENHO QUE ESTAR DE BRANCO?

Definitivamente NÃO! Bora tirar da cabeça essa ideia de que ensaio pré-casamento TEM QUE SER FEITO com roupas brancas, gente... Isso não é uma regra, ok?! Deixa eu te fazer uma pergunta: qual o problema com as cores? O mundo não fica mais bonito quando tem cores?? Rsrsrs

A maioria das pessoas tende a usar roupas brancas nos ensaios, instintivamente, porque o branco se destaca em meio ao caos (filosofei hahaha). E também, pela atmosfera do casamento, é comum associar a roupa do ensaio ao vestido da noiva (branco).

Minha dica aqui é: use cores suaves, em tons pastéis, e dê preferência para roupas lisas ou com estampas discretas.

Dependendo de onde for realizado o ensaio, a roupa pode chocar com o ambiente e causar uma confusão visual. Imagina só um ensaio em um jardim super florido, e um casal vestido com estampas que se confundam com o lugar... Ou até mesmo, uma sessão de fotos em um cenário urbano, bem descolado, e um casal vestido de branco lá no meio... Não vai rolar!


NÃO GOSTO DE VESTIDO... E AGORA?

O que tem de errado nisso? Volto a dizer o que falei na primeira dica: você deve vestir uma roupa com a qual se sinta BONITA(O) e À VONTADE. Se o vestido não faz você se sentir bem, não use!

Essa dica serve muito como um reforço das duas anteriores. Tente combinar suas peças de acordo com o seu estilo e com o lugar onde vocês vão fazer as fotos. Geralmente, roupas mais casuais (como o próprio vestido para as mulheres, calça comprida e camisa social para os homens) combinam bastante com cenários de campo.

Já pra quem gosta de uma pegada mais informal, com estilo mais descolado, dá até pra combinar um jeans curto com cores mais vibrantes em um local bem urbano.

O mais importante de tudo é entender que deve haver uma harmonia entre vocês, suas roupas e o local das fotos.


QUANTAS ROUPAS DEVO LEVAR?

Outra coisa que seeeempre me perguntam, e a resposta é seeeempre a mesma: no máximo 2 peças de roupa, até porque a ideia do ensaio é registrar a conexão entre o casal, e não as roupas que vocês têm rsrs...

Desde a primeira reunião com os noivos, eu gosto de reforçar a importância do diálogo entre nós. Porém, o ensaio pré-casamento é, de fato, o primeiro momento em que eu (fotógrafo) e vocês (modelos) seremos fotógrafo e modelo...

“Quando a gente for começar o ensaio, é inevitável que a gente fique meio tenso rsrsrs... E isso é super normal, porque é a primeira vez que eu vou fotografar vocês, e a primeira vez que vocês serão fotografados por mim. Então, a gente vai começar meio travado mesmo, e a coisa vai melhorando com o passar do tempo... O clima do ensaio é construído de forma crescente, que parte da tensão inicial até o relaxamento total, e é nesse momento onde a gente consegue aquele resultado leve e espontâneo que eu tanto gosto de mostrar. Aí, quando a gente tá na melhor interação, vocês vão parar pra trocar de roupa, e a gente vai ter uma quebra de clima, de evolução sabe!? ‘Ah, Diego; então a gente não pode trocar de roupa?’ Não, não é isso que tô dizendo... O que quero dizer é, quanto mais roupas tivermos que trocar, mais quebras teremos, e menos o ensaio vai fluir.”

Esse é um trecho que resume a minha explicação aos casais com relação às trocas de roupa em um ensaio fotográfico. Não tem confusão, gente: quer levar mais de uma roupa, pode levar... Mas é bom ter consciência de que cada roupa trocada “zera” o clima, e a gente tem que começar tudo de novo!


Pra gente não se estender muito, vou ficando por aqui! Mas você pode ficar super a vontade pra me mandar um “Oi” que a gente continua esse bate papo. E se tiver mais dúvidas, fora essas que eu trouxe por aqui, ou até mesmo de outros temas, não deixa de me chamar! Vai ser massa conversar com você e te dar dicas pra te ajudar nesse caminho louco que é a organização de um casamento!!


Ah, eu preparei um e-book com essas dicas em resumo, pra você baixar GRATUITAMENTE e ter sempre em mãos quando precisar!! Basta clicar no link abaixo pra ter acesso ao material!!


>>>> BAIXAR O E-BOOK GRATUITAMENTE <<<<


Tamo juntooooo!!!