Imagem capa - 5 razões para fazer um ensaio pré-wedding por Diego Cunha
DicasCasamentosEnsaios

5 razões para fazer um ensaio pré-wedding

Chame de e-session, pré-wedding ou pré-casamento, a gente tem que admitir que ele tá bem comum atualmente. A maioria dos casais optam por fazer o ensaio, seja pra ter fotos diferentes, pra curtir mais um momento juntos ou simplesmente pra fugir da rotina.


E embora muita gente ainda tenha uma trava em relação a esse tipo de ensaio, você sabia que ele é muito importante para desenrolar os próximos passos da fotografia do seu casamento?


A seguir, eu reuni as minhas 5 principais razões pra você fazer SIM o seu ensaio pré-casamento. Confere aí!




1. O PRIMEIRO ENCONTRO ENTRE CASAL + FOTÓGRAFO + CÂMERA


Esse é um ponto bem importante. Afinal, nem todo mundo é modelo profissional pra ter intimidade com a câmera, né?! rsrs


Ser fotografado não é uma tarefa tão fácil quanto parece. As pessoas tendem a ficar mais envergonhadas -do que o normal- quando sabem que estão sendo fotografadas, e isso é extremamente natural. Falo até por experiência própria. Quando eu e a Anne nos casamos, fizemos o nosso ensaio pré-wedding e eu, tão acostumado com os processos de um ensaio, fiquei travadão quando chegou minha vez rsrs.


Agora, imagina vocês chegarem no dia do casamento sem nunca terem sido fotografados pelo seu fotógrafo... Não é uma situação tão favorável. 


Antes de contratar um profissional de fotografia, é essencial que a se marquem reuniões pra conhecer melhor quem irá assumir a importante missão de registrar o evento. Mas nessas ocasiões, o tempo é curto e a conversa muitas vezes é resumida à apresentação de material e valores. Por isso, o ensaio assume um papel essencial, pois é nele que se cria mais afinidade com a câmera e, também, com o fotógrafo que vai ser responsável por registrar um grande capítulo de sua história.




2. CONHECER -NA PRÁTICA- A FORMA COMO O SEU FOTÓGRAFO TRABALHA


Você que é noiva(o) já deve ter se deparado em algum casamento observando a forma como o fotógrafo tá alí fazendo seu trabalho, como ele se porta, como fala com as pessoas, como anda... Você não tá dodói, relaxe rsrs!!


Quando estamos no processo de preparação do casamento, ficamos mais atentos a estes detalhes. Ver a forma como um profissional se porta em um evento é uma ótima estratégia pra determinar se ele será -ao menos- cotado para estar presente no nosso. Mas olhando "de fora", podemos deixar passar algum detalhe desapercebido. 


Ao optar por fazer um ensaio pré-wedding, vocês poderão ver de perto como o seu fotógrafo trabalha, como ele dirige as cenas, como é o seu olhar fotográfico e como é o tratamento dele com os casais. E por mais que vocês já tenham visto várias fotos em seu portfólio, sentir a experiência de participar do ensaio é muito diferente. Assim, vocês saberão quais as técnicas e os meios que o fotógrafo utiliza para conseguir determinadas imagens, quem sabe até aquelas que são as suas preferidas.





3. UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO PARA O CASAL


Gente, eu já passei pelo processo de organização de um casamento, então eu posso falar: é muito stress, muita correria e muita tensão (ou não é?!). As vezes, a gente corre tanto pra resolver os detalhes que até esquece de se divertir um pouco. E o que o ensaio pré-casamento tem a ver com isso? TUDO!!


O que vocês achariam de ganhar uma oportunidade de esquecer um pouco aquela pressão diária pra desfrutar de algumas horas de diversão, brincadeiras e muuuuuita descontração? Pois é isso que nós -pelo menos eu- fotógrafos podemos oferecer em um ensaio pré (nesse ponto, eu só posso falar por mim, então aproveitem pra conhecer um pouco da dinâmica do meu trabalho nos ensaios rsrs).


Quem acompanha meu trabalho, sabe que eu sou totalmente a favor da espontaneidade e da leveza dos momentos. Só que, pra gente chegar nesse nível em uma sessão fotográfica, tudo começa devagarzinho. Desde a minha reunião com os casais, eu já vou dando dicas de como será no dia do ensaio. Sempre começamos com umas cenas dirigidas pra quebrar o gelo do momento, com poses bem legais que valorizam a sintonia dos noivos, e então vamos evoluindo. Quando menos esperam, eles já estão gargalhando e super à vontade com a câmera e comigo, e aí é que começam aqueeeelas fotos super descontraídas... Me diz aí se não dá pra se desprender um pouquinho daquela agonia e voltar mais leve pra casa!! 





4. UTILIZAR AS FOTOS DO ENSAIO NA DECORAÇÃO DO CASAMENTO


Usar as fotos do e-session na decoração do casamento é uma prática muito comum entre os casais. Dependendo do estilo de casamento que vocês pensem em fazer, dá pra utilizar essas fotos de várias formas. Vejam abaixo alguns exemplos:





5. TER MAIS UMA RECORDAÇÃO DE UM MOMENTO TÃO ESPECIAL

Apesar de toda correria que passamos durante o processo de organização do casamento, não podemos deixar de concordar que é um graaande momento na vida do casal (costumo dizer que é o primeiro grande passo). É a partir do casamento que passamos a escrever nossa história ao lado da pessoa que amamos, que queremos ter ao nosso lado até ficarmos velhinhos (se não for pra envelhecer juntos, eu nem caso haha).




É gostoso demais a gente compartilhar momentos especiais ao lado do nosso grande amor, e o ensaio é uma ótima oportunidade pra gente se divertir junto, ganhar -e dar- muito carinho, estreitar ainda mais os nosso laços e ainda de quebra ter fotos belíssimas pra recordar!!


Vocês concordam comigo que vale a pena fazer um ensaio com seu amor?!

Então comentem aqui, deixem suas dúvidas, mandem suas sugestões!!

Vamos ajudar nossos amigos noivos a tomarem a decisão certa!!