Imagem capa - A importância do foco (na fotografia, no negócio...) por Diego Cunha
fotoBILIDADE

A importância do foco (na fotografia, no negócio...)

Pára um pouco pra pensar e me diz: o que seria da sua vida sem foco?


Quando a gente era criança, dizia "quando eu crescer quero ser tal coisa". Médico, professor, contador, fotógrafo; você tem algum sonho, quer alguma coisa pra sua vida, todo mundo quer. Você precisa ter um objetivo!


Esse substantivozinho aí tem muitas aplicações e significados. Física (luz), geometria (vetores), medicina (infecção), saúde (doença), fotografia (essa daqui a gente conhece bem, né?!), negócios (objetivos, metas). Áreas bem distintas entre si, mas que possuem uma coisa em comum: o foco é um ponto importante em cada uma delas e é bom conhecer sobre ele.


Quando eu comecei a fotografar "profissionalmente" (já já eu explico essas aspas aí), o esquema era assim: botava a câmera na mochila, jogava nas costas e saía pra todo canto agarrado na Nikon... E velho, eu não tô exagerando! Naquela época, há uns 6-7 anos atrás, eu andava de ônibus, e quando parava no sinal, tinha vontade de puxar a câmera da mochila pra fotografar o cara que tava fazendo malabarismo no sinal... Sempre fui apaixonado por fotografia; e por fotografar. Ainda bem que nunca fui assaltado, não tinha seguro do equipamento e perdê-lo seria o fim.


Depois de muito tempo fotografando de tudo, cara, eu precisava me encontrar. Tava muito cansativo -e perigoso- sair por aí clicando feito louco sem ter um norte pra seguir. E foi assim que eu comecei a cobrir shows, palcos. Era massa demais, cenas dinâmicas, tudo muda muito rápido e em questão de segundos você perde aquela foto... A gente acaba se acostumado a agir depressa pra não perder o momento, e isso me ajuda muito hoje em dia na fotografia de casamento.


Mas vamo lá, não vamos perder o foco dessa conversa né rsrs 


É legal a gente dar um sentido pra toda essa parada, tá ligado... Explicando aquelas aspas lá de cima, ser profissional em algo é -entre tantas outras coisas- ter uma base do que se quer fazer, um caminho a seguir. Ter foco é ter objetivo, é saber onde quer chegar, e eu admito que tava meio perdido com isso lá atrás. 


Quando tu define teu foco, tu consegue melhorar o teu trabalho, alcança o público que quer com mais facilidade, melhora tuas técnicas, te qualifica melhor, otimiza o teu tempo e não gasta ele com o que não deve. E eu digo isso porque comigo foi assim. Hoje eu sei o que preciso fazer em cada etapa do meu trabalho pra alcançar meus objetivos, porque eu organizei minhas ideias e defini o que eu queria. Isso me tornou um profissional de verdade; foi essencial. Até já mudei minha área, não fotografo mais shows como antes. Tô na fotografia de casamentos há pouco mais de 4 anos, e nesse período aprendi muito. Isso não significa que eu deixei de fotografar outras cenas, outros assuntos... Mas eu sei onde tenho que concentrar meus esforços!


Já imaginou se eu tivesse até hoje carregando minha câmera na mochila e fotografando tuuudo que visse pela frente!? Talvez eu tivesse virado um fotógrafo viajante. 

Talvez... Mas o talvez não é legal!


Então, cara, me conta aí... Como tá o teu foco?


Tô lendo um livro massa que fala bem sobre a importância do foco... É o "A Única Coisa" (um de capa vermelha com as letras brancas e pretas e tal...) Dá uma sacada nele que você vai gostar!! 


Tamo junto e vamo nessa!